O seu peso atual é o ideal para você? Está de acordo com a sua altura? Algumas pessoas sentem-se bem estando bem magras, já outras sentem-se bem com aqueles quilinhos a mais – e isso independe da altura.
Isso não discute, trata-se de opinião e gostos pessoais. Mas existe uma medida de relação peso ideal x altura, porém, o que deve preocupar na verdade é se o peso, acima ou abaixo do indicado, está trazendo problemas para a saúde. Mas afinal, como calcular o peso ideal para altura?
Fazemos uma interpretação errada ao achar que quando se fala em peso ideal, estamos falando apenas de quem está acima do peso. Mas estar abaixo do peso ideal também deve preocupar, já que pode ser sinal de alguma doença mais grave, ou resultado de algum vício. Também é errado associar a falta de peso à desnutrição, bem como o excesso de peso a comer demais.
Claro que há vários fatores determinantes para o peso ideal, além da altura, pois as características individuais devem ser consideradas. Há pessoas que têm uma estrutura grande, forte, que vão ser mais pesadas e nem por isso estão acima do peso. Mas isso é algo que apenas um profissional conseguirá avaliar. Já uma análise geral sobre o peso adequado a cada pessoa é fácil de fazer.
Como calcular o peso ideal para altura
Por meio do IMC (Índice de Massa Corpórea), temos uma forma de como calcular o peso ideal para altura. É um cálculo simples, que determina se a pessoa está com o peso adequado, se está com sobrepeso e mesmo se o caso dela já é de obesidade (confira aqui adiferença entre sobrepeso e obesidade). Se o seu índice estiver relacionado ao peso normal, é porque seu peso está adequado à sua altura.
Esse cálculo é feito da seguinte maneira:
O resultado desse cálculo indicará a sua situação, veja aqui:
Resultado | Situação |
Abaixo de 17 | Muito abaixo do peso |
Entre 17 e 18,49 | Abaixo do peso |
Entre 18,50 e 24,99 | Peso normal |
Entre 25 e 29,99 | Acima do peso |
Entre 30 e 34,99 | Obesidade I |
Entre 35 e 39,99 | Obesidade II (severa) |
Acima de 40 | Obesidade III (mórbida) |
De acordo com a tabela dos índices encontrados pelo cálculo de IMC, o seu peso está adequado para a sua altura, quando o seu resultado de IMC for entre 18,50 e 24,99.
As outras situações são aquelas que descrevemos acima, sobre estar abaixo e acima do indicado.
Veja os exemplos:
- Uma mulher com 1,65 e 63 quilos
- Um homem com 1,83 e 90 quilos
De acordo com o cálculo IMC, o seu peso está adequado à sua altura?
Vamos ver:
- = = 23,16 – a mulher está com o peso normal e adequado à sua altura.
- = = 26,83 – o homem está acima do peso, portanto, o seu peso não está adequado à sua altura.
Há outras formas de calcular o peso ideal para altura?
Sim. Nos anos 70, um médico chamado Dr. J. B. Devine criou uma fórmula para indicar o peso adequado para homens e mulheres, de acordo com a sua altura.
Cálculo para homens:
Peso ideal = 50kg + 2,3kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Cálculo para mulheres:
Peso ideal = 45,5kg + 2,3kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Veja o exemplo:
Quanto uma mulher com 1,60m, deve pesar, de acordo com essa fórmula?
- Subtraia 152,4cm da altura: 160cm – 152,4cm = 7,6cm
- Divida o resultado por 2,54: 7,6 / 2,54 = 2,99 (arredondamos para 3)
- Multiplique o resultado por 2,3: 3 x 2,3kg = 6,9kg
- Some o resultado obtido com 45,5: 45,5kg + 6,9kg = 53,4kg
Portanto, o peso ideal dessa mulher, de acordo com a sua altura, deve ser 53,4kg.
Nos anos 80, um médico chamado Dr. J.D. Robinson, mexeu nas fórmulas, pois segundo ele havia algumas limitações. Elas ficaram assim:
Cálculo para homens:
Peso ideal = 52kg + 1,9kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Cálculo para mulheres:
Peso ideal = 49kg + 1,7kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Logo em seguida, um outro médico, chamado Dr. D.R. Miller, mexeu novamente na fórmula do Dr. Devine, deixando-a assim:
Cálculo para homens:
Peso ideal = 56,2kg + 1,41kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Cálculo para mulheres:
Peso ideal = 53,1kg + 1,36kg para cada 2,54cm para altura acima de 152,4cm
Essas fórmulas não são tão usadas atualmente, pois a fórmula do Dr. Devine apresenta problemas para calcular o peso de mulheres de estatura baixa e a fórmula do Dr. Robinson não alcança o cálculo do peso ideal, principalmente quando se trata de homens altos.
A solução encontrada foi de utilizar a fórmula Devine para calcular o peso de homens e a fórmula de Robinson para calcular o peso de mulheres – quem ainda as utiliza, utiliza dessa forma.
Atualmente o cálculo utilizado é o IMC, como vimos acima, embora ele não mostre exatamente o peso ideal e sim uma faixa de peso ideal.
O que fazer se meu peso não está adequado à minha altura?
Só há uma coisa a fazer quando a relação altura x peso não está de acordo com o que é considerado bom e saudável: procurar ajuda especializada. Somente um médico poderá diagnosticar e prescrever um tratamento para o problema, tanto nos casos de estar abaixo do peso, quanto de estar acima do peso.
Estar acima do peso, é, na verdade, um dos grandes problemas atuais. Um levantamento recente (agosto 2013) do Ministério da Saúde apontou que metade da população tem problemas com sobrepeso. Essa é a notícia ruim. A boa é que um outro levantamento (maio/2014) apontou para uma estagnação desse índice – talvez seja esse o começo do declínio do índice, pois as pessoas estão mais preocupadas em cuidar da saúde, ficar em forma e manter-se saudável.
0 comentários:
Postar um comentário